cabelo ressecado espigado pontas duplas 08.17 400x800

Lavar o cabelo todos os dias e abusar demais dos produtos de limpeza pode remover óleos essenciais para a saúde ​do seu couro cabeludo. Por isso, muitas vezes sem perceber, mulheres acabam contribuindo para o ressecamento dos fios – e, principalmente, das pontas das madeixas, que naturalmente já sofreram mais agressões e são menos nutridas por estarem longe da raiz.

Como escolher o shampoo certo

cabelo ressecado espigado pontas duplas 08.17 400x8002

O tipo de shampoo que você escolhe pode interferir diretamente na aparência dos fios. Por isso, fique atenta para sempre adotar produtos e hábitos que impeçam ou tratem o ressecamento excessivo das pontas. Conheça os dois melhores tipos:

1. Shampoos leitosos

Esse tipo de produto costuma ter a textura mais densa e consistente e com nutrientes hidratantes. Por isso, deve ser aplicado nos fios tingidos e secos.

2. Shampoos perolados

O shampoo perolado, também conhecido como translúcido, é um meio termo entre o transparente e o leitoso. É o mais indicado para o uso diário e, principalmente, para quem tem cabelos normais, secos e com oleosidade moderada, mas sofre com as pontas ressecadas.

banho lavando cabelos 0817 400x800

Dicas para evitar o ressecamento

Além de usar os shampoos adequados, evitar a desidratação dos fios e repor os nutrientes que dão força a eles é essencial.

1. Aplique o óleo de coco antes do banho

Aplique óleo de coco apenas nas pontinhas dos fios e deixe agir entre 15 e 20 minutos antes de entrar no chuveiro. Lave os cabelos normalmente e finalize com condicionador. Você pode repetir o truque toda vez que for lavar a cabeça para evitar que as pontas percam umidade e ressequem.

2. Faça uma hidratação poderosa

Uma vez por semana prepare uma mistura usando máscara de hidratação com gotinhas de óleo de amêndoa doce. Caso seu cabelo esteja muito elástico e quebradiço, substitua o óleo por uma tampinha de glicerina líquida bidestilada.

(Visto em Vix)