festa infantil comida 052017 400x800

Uma das maiores preocupações das mães que tentam educar o paladar de seus filhos pequenos é quando eles começarem a frequentar as festinhas de aniversário. E também como conseguir produzir uma comemoração à altura dos primeiros aninhos de vida para celebrar com toda a família do jeito mais saudável possível? Atualmente, é cada vez mais comum celebrações que contam com um menu composto por frutas, legumes, sucos e docinhos sem glúten e lactose. Veja algumas dicas.

Faça uma festinha com menu saudável

É possível produzir uma festinha infantil com novo olhar, dando espaço para criações divertidas e receitas saudáveis que podem combinar com o tema da festa. A nutricionista Marianna Rocha, da Perinatal, dá algumas sugestões para a montagem do cardápio. Segundo ela, frutas, sucos naturais, bolos caseiros, picolés podem ser boas opções para os aniversários. “Como são coloridos atraem as crianças que podem se alimentar melhor sem deixar o lúdico de lado”, afirma.

Alternativas aos doces

O sabor é importante, mas na hora da festa o visual conta muito para crianças. Aposte em receitas que tenham relação com o tema da festa, seja nas cores, formatos ou apresentações. Esse é o momento de a imaginação falar mais alto e usar criatividade para organizar a comemoração. Outras opções são:

Frutas à vontade
Espetinhos de frutas podem ser servidos à vontade. É possível oferecer em diferentes formatos e sabores, alternando combinações.

salada de frutas coracao 0317 400x800

Gelatina
Fácil de fazer, a gelatina incolor com suco de fruta natural é uma maneira mais natural e saudável de produzir diferentes sabores e cores da sobremesa.

Sorvete com frutas
O sorvete de iogurte com frutas picadas ou calda adoçada somente com o açúcar da fruta vai muito bem em dias mais quentes e festas diurnas, mas é preciso cuidado na hora de armazenar e servir.

Como substituir a fritura

No lugar dos salgadinhos fritos, podem ser oferecidas as versões assadas, além do clássico pão de queijo. Outra dica é servir pequenos sanduíches com recheios que contenham legumes e verduras. Além de prático, é muito saudável.

Legumes no palito
Os palitos de legumes são uma excelente opção para os pais que querem manter o cardápio da festa mais saudável. Eles são servidos num copo pequeno e seguem acompanhados de uma pastinha como, por exemplo, a de queijo.

Para facilitar a eleição do cardápio, um conselho é começar pela escolha do tema, e em seguida, definir como será a festa e que comidinhas serão servidas. “E dá para brincar bastante criando pratos saudáveis de acordo com o tema da festa, colocando toda a família para participar da escolha”, orienta Marianna.

(Vimos em vix.com)