menina cabelo cacheado video 032017 400 800

Cada vez mais mulheres estão assumindo seus cabelos naturais cacheados ou crespos. E isso faz com que as crianças se vejam representadas e passem também a ter orgulho de seus fios encaracolados. Foi o que mostrou a pequena Tatielly Lima, de 6 anos, da cidade de Parnaíba, no Piauí.

Em um vídeo publicado no Facebook pela mãe, Tatiane Lima, ela exibiu seus cachos e falou o quanto gosta deles. "Quero ter cabelo liso, não, quero ter cabelo cacheado, todo bonito, ‘black power’. Quero ter o cabelo do jeito que ele é. Eu gosto de cabelo cacheado, porque cabelo liso dá problema".

O sucesso foi tanto que rapidamente o vídeo foi compartilhado por pessoas de todo o Brasil e já passou de 2 milhões de visualizações.

Assista ao depoimento da pequenina:

Cabelos naturais

Em entrevista ao Vix, Tatiane, mãe de Tatielly, contou que usava os cabelos alisados, mas resolveu mudar depois do nascimento da filha.

"Ela assistia à novela ‘Carrossel’, do SBT, e queria ter o cabelo da Maria Joaquina [interpretada pela atriz Larissa Manoela]. E, como o meu era liso, ela dizia que queria alisar. Foi a partir daí que fiquei preocupada. Pensei: não vou criar minha filha me vendo com cabelo liso, porque ela vai querer alisar", lembra.

menina cabelo cacheado video 032017 400 333

Tatiane resolveu abandonar de vez a química. "Deixei o cabelo crescer para cortar quando estivesse em um comprimento bom. Quando estava com uns 3 dedos de raiz, eu cortei e desde então mantenho natural", conta.

Autoestima da filha

Além de dar o próprio exemplo, Tatiane faz questão de ensinar à filha a gostar de si mesma. "Sempre falo para ela que o cabelo natural cacheado é bonito, que não é para ela ter vergonha, é para se amar em primeiro lugar e não se importar com a opinião dos outros, que ninguém tem nada a ver com isso. Digo que se alguém fizer bullying, pra ela não ligar, porque esse tipo de pessoa sempre vai existir", explica.

Outro ponto positivo para a pequena Tatielly é que, na escola pública onde estuda, a maioria das colegas também são cacheadas. "Quanto mais as mulheres se assumirem seus cabelos naturais, mais isso ajuda. É mais fácil da criança entender, isso dá muita força. Hoje ela me vê assistindo vídeos de blogueiras cacheadas e gosta de ver também. Digo para ela se inspirar, são cabelos lindos. Ela ama o cabelo dela", diz.

menina cabelo cacheado video 032017 400 653

Vídeo sobre cabelos cacheados

Toda essa autoestima fez com que Tatielly pegasse escondido o celular da mãe e gravasse o vídeo falando do seu amor por seus cabelos. "Ela pegou o celular sem eu ver. Depois, como a memória estava cheia, fui apagar algumas coisas e vi o vídeo. Mostrei para o pai dela, achamos muito engraçado. E resolvi postar porque a maioria das minhas amigas no Facebook são cacheadas. Como falava de cabelo eu postei e compartilhei também em um grupo de cacheadas. Foi de lá que ele se espalhou", conta.

Para as mulheres que ainda não assumiram seus fios naturais ou que têm filhas com cabelos cacheados e crespos, ela manda um recado. "Precisamos assumir nossas raízes e não ter vergonha delas. Depender de química, chapinha, é chato. E, sabendo cuidar do cabelo, ele fica lindo! Todo mundo admira e elogia e quero passar isso para todas as mães, para falarem com seus filhos o quanto é importante ser natural e não ligar para opiniões contrárias", finaliza.

(Vimos em vix.com)