Há várias semelhanças entre as novelas ‘O Rico e Lázaro’ e ‘A Terra Prometida’, que terminou no dia 13 de março. A primeira delas se refere à incorporação de uma personagem com as características de ‘mocinha’ da #Novela. Em ‘A Terra Prometida’, Aruna desempenhou o papel muito bem. No caso de ‘#O Rico e Lázaro‘, esta missão está a cargo de Joana. A órfã da nova trama enfrenta todas as dificuldades de cabeça erguida e não deixa se abater por nada. Como Aruna, Joana também vive sem os pais que morreram em uma invasão dos babilônicos.

Os vilões

A segunda grande semelhança está concentrada na existência de vilões capazes de tudo. Lembra-se de Acã? O sacerdote Fassul está conseguindo ser tão falso quanto ele. E a Samara? Não se pode deixar de traçar uma ligação entre ela e a Sammu-Ramat, porque em ‘A Terra Prometida’ Samara era capaz de tudo para conseguir seu objetivo de ter Josué, igual à sacerdotisa que ainda vai armar muito na nova novela.

Alianças e fé

Em terceiro lugar podemos listar a fé e as alianças entre os povos. Na novela anterior, Raabe, mesmo sendo cananeia, foi salva e tornou-se uma mulher respeitada entre os hebreus ao se casar com Salmon. Em ‘O Rico e Lázaro’, Daniel foi levado pelos babilônicos e, como Raabe, passa a ser um homem de grande valor em terras estrangeiras. Mesmo sendo de nações consideradas inimigas, ambos conseguem traçar uma aliança entre seus povos que lhe permitem viver respeitosamente.

Triângulo amoroso

A quarta semelhança entre as duas tramas está na criação de um triângulo amoroso entre os personagens principais da história. Assim como em ‘A Terra Prometida’ o amor de Josué era disputado por Aruna e Samara, na nova trama os sentimentos de Joana se dividem entre Asher e Zac. Muitos acontecimentos marcarão a vida dos 3 amigos de infância até que saia o casamento, no caso, ainda incerto.

Heroísmo e bravura

Por último é possível citar as cenas de heroísmo presentes em ambas as novelas. Assim como na trama anterior, ‘O Rico e Lázaro’ traz vários momentos de extrema bravura dos personagens. Asher mesmo já protagonizou uma cena típica do ‘Soldado Mascarado’. Enquanto Jeremias era castigado em praça pública, o jovem se ausentou sem que ninguém percebesse e atirou uma flecha certeira no carrasco, que interrompeu imediatamente a tortura do profeta.

Apesar de trazerem muitas coisas em comum, as duas novelas são bem distintas uma da outra em suas histórias. A Record TV melhora a cada dia a produção, criando cenas muito realísticas de momentos gloriosos narrados na Bíblia.

Veja no Youtube:

‘O Rico e Lázaro’ é exibida na tela da #Rede Record de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30.

(Vimos em blastingnews.com)