Perceber que um animal está doente nem sempre é fácil, já que algumas doenças são assintomáticas e, muitas vezes, mudanças de comportamento causadas por dor são confundidas com carência ou tentativa de chamar atenção. Por isso, é muito importante se informar e ficar atento a mudanças no dia a dia de cães e gatos e levá-los ao veterinário assim que desconfiar de que algo está errado. Até mesmo mau hálito canino pode ser doença séria.

Cachorro pressionando a cabeça na parede: o que significa?

Empurrar a parede ou superfícies duras pode parecer apenas uma mania, mas é um sinal de alerta para possíveis doenças neurológicas graves, como hidrocefalia (água no cérebro), tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e traumatismo craniano. Por isso, se você vir um cachorro pressionando a cabeça contra a parede, corra para o veterinário. O mesmo vale para gatos.

“Animais idosos, principalmente cães, podem apresentar distúrbios neurológicos cujo principal sintoma é pressionar a cabeça contra a parede ou superfícies duras”, explica o veterinário Felipi Bruno Espada.

De acordo com o veterinário, esta é uma das principais características da Síndrome da Disfunção Cognitiva, doença conhecida como Alzheimer like, que acomete pets e é semelhante ao Alzheimer em humanos.

Sintomas de doenças neurológicas

cachorro depressivo deitado 0816 400x800

Além de pressionar a cabeça, o animal também costuma apresentar convulsões e vocalização (latidos, uivados e lamentações) noturna, começar a urinar em locais não apropriados e a andar em círculos. É normal também que o animal perca sua função locomotora.

Ao perceber algum destes sintomas, é importante levar o cão ou gato ao veterinário com urgência, porque, quando a doença é tratada no início, é possível trazer de volta a qualidade de vida do animal. Além disso, doenças neurológicas são graves e podem matar.

Doenças do carrapato: Veja quais são os sintomas e como tratar

(Vimos em vix.com)