queimacao azia estomago 116 400x800

Dietas milagrosas, simpatias e conceitos errados sobre emagrecimento geralmente são passados de gerações para gerações e acabam até absorvidas como verdades absolutas, mesmo sem qualquer indicação científica. O fato de o estômago supostamente diminuir quando comemos pouco está entre um dos mitos equivocados sobre perda de peso.

A teoria é de que se você cortar sua ingestão de alimentos, seu estômago ficará menor, fazendo com que você fique saciado com menores porções de comida. Mas especialistas garantem que a ideia não passa de uma crença sem fundamento.

reducao estomago gastrectomia 400x800 0117

O estômago realmente possui certa elasticidade, que torna mais fácil comportar os alimentos diante de uma grande refeição e garantir uma reserva de comida. Após o estufamento, ele voltará ao tamanho normal, mas não diminuirá de tamanho, mesmo que você passe a comer muito menos do que de costume.

Independentemente de quanto nós pesamos, o estômago de todos é praticamente do mesmo tamanho. Nosso corpo foi projetado para armazenar calorias suficientes para a manutenção de seu bom funcionamento, mesmo em momentos em que a comida é escassa.

estomago saudavel 0816 400x800

A verdade é que existe uma tendência de sentir ainda mais fome quando reduzimos a nossa ingestão calórica, pois o corpo começa a pensar que estamos morrendo de fome, apresentando então respostas fisiológicas e hormonais para tentar recuperar o peso.

É por esse motivo que dietas restritivas demais costumam ser consideradas equivocadas, pois, além de prejudicarem a saúde, ainda diminuem a temperatura corporal e taxa metabólica em uma tentativa de conservar energia.

Fome exagerada

(Vimos em vix.com)