tapioca goma farinha 016 400x800

O uso da tapioca para emagrecer ganha espaço entre as dietas da moda. Fonte de carboidrato sem glúten, é uma deliciosa e prática opção para lanches intermediários e jantares. Apesar de não conter fibra e proteína, o consumo ponderado e correto da tapioca pode auxiliar na redução e manutenção do peso. Já os deslizes, podem promover efeito contrário e engordar.

Emagrece e seca a barriga?

Vale lembrar que nenhum alimento emagrece por si só, mas há alguns que podem auxiliar na perda de peso. A tapioca não possui propriedades emagrecedoras, já que é constituída basicamente por carboidrato, entretanto, ela também não engorda se for consumida da maneira correta.

Além disso, por ser prática e rápida de fazer, é uma boa alternativa para evitar lanches gordurosos. Só é preciso tomar cuidado quanto aos recheios escolhidos. A dica é apostar em ingredientes leves e saudáveis que sejam ricos em fibras, essenciais para a digestão, ou proteínas, que ajudam na formação de músculos.

Tapioca é melhor que pão?

Os dois alimentos possuem quase a mesma quantidade de calorias, sendo assim, por que seria melhor comer tapioca do que pão?

Assim como o pão branco, a tapioca é um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, que aumenta o açúcar no sangue, o que esta relacionado ao acúmulo de gordura corporal. Igualmente como ele, ela não contém gorduras ou sódio, exceto as versões industrializadas.

A grande diferença está na ausência de glúten, o que a torna uma boa opção para pessoas com doenças celíacas ou com intolerância à substância.

Como consumir

crepioca com tomate 216 400x800

Como é rica em carboidratos e não possui fibras ou proteínas, os recheios da tapioca devem ser complementares, de modo a deixá-la mais nutritiva.

Com ovo – De acordo com a nutricionista Gabriela Reis, especialista em pediatria e doenças crônicas, uma boa maneira de preparar o alimento de polvilho é acrescentar ovos. Para isso, você pode fazer a receita de crepioca, que faz bem pois equilibra a quantidade de carboidratos e aumenta o nível de proteína.

Com chia – É bem verdade que tapioca com chia emagrece mais. Acrescentar grãos à massa é importante para aumentar a quantidade de fibras, o que balanceará o alimento e, consequentemente, diminuirá o índice glicêmico da composição.

Com aveia – Preparar a tapioca com este ingrediente também é válido para aumentar a ingestão de fibras e, de sobra, ainda obter os demais benefícios da aveia.

Recheio: opções que não engordam

recheio tapioca com banana 216 400x800

É preciso tomar cuidado com os recheios de tapioca para não torná-la demasiadamente calórica. Uma boa pedida é acrescentar fontes de proteína, como frango desfiado, shimeji e atum.

Para quem prefere os queijos, é melhor optar pelos mais leves, como ricota e cottage.

A salada também pode ser utilizada, sendo mais indicado apostar em tomate, abobrinha, berinjela, brócolis e verduras como rúcula, couve, agrião e catalonha.

Cardápio da dieta da tapioca

tapioca tomate seco 016 400x800

A nutricionista Gabriela Reis indica uma opção equilibrada e nutritiva de cardápio com tapioca:

Café da manhã

  • 1 copo de leite semidesnatado com café
  • 1 tapioca (preparada com 3 colheres de sopa de massa para tapioca + 1 colher de sopa de chia) recheada com queijo cottage e pasta de amendoim

Lanche da manhã

  • 1 fruta com aveia

Almoço

  • 4 colheres (sopa) de arroz negro
  • 6 colheres (sopa) de salada de feijão branco com atum
  • Salada de folhas (repolho roxo, rúcula e alface) e tomate à vontade

Sobremesa

  • 1 mini tapioca com aveia (preparada com 2 colheres de sopa de massa para tapioca e 1 colher de sopa de aveia em flocos finos) recheada com banana e canela

Lanche da tarde

  • 1 crepioca (preparada com 2 ovos + 2 colheres de sopa de massa para tapioca + 1 colher de sopa de chia) recheada com rúcula e tomate

Jantar

  • Salada de folhas e legumes cozidos no vapor (quiabo, abobrinha, brócolis)
  • 4 colheres (sopa) de arroz vermelho
  • 1 porção (120g) de lombo de porco (sem gordura) com molho de abacaxi

Receitas com tapioca

(Vimos em vix.com)