Ice é um labrador de 7 anos, do Corpo de Bombeiros, que começou a trabalhar neste verão como salva-vidas na praia de Cabeçudas, em Itajaí (SC). Ele é o primeiro cão no Brasil a atuar nessa função.

Para participar deste programa piloto de salvamento aquático, o labrador salva-vidas começou a ser treinado em 2016.

Cachorro salva-vidas

Agora, o cão e os seus treinadores, o Sargento Amorim e o Soldado Amorim, já estão auxiliando os guarda-vidas da praia nas atividades de prevenção de acidentes e afogamento aquático.

Como ele ajuda os banhistas?

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Ice será utilizado em ocorrências em que o número de pessoas sendo arrastadas ou se afogando for maior que o número de guarda-vidas disponíveis para o resgate.

Para Ice entrar em ação, basta ele receber o comando de seu condutor. Assim que isto é feito, o cão entra no mar com um lifebelt (flutuador utilizado em resgates) preso a ele e nada para próximo da vítima para que ela consiga segurar no equipamento. Ice, então, nada em direção à praia para rebocar a vítima até a areia.

Durante o treinamento, o labrador aprendeu a não se aproximar muito da pessoa que está se afogando para que ela não tente se segurar nele ao invés de pegar o lifebelt.

Cão herói

Ice é o primeiro cão do Brasil a passar por este tipo de treinamento para auxiliar guarda-vidas nas praias. O cachorro atuará no resgate de vítimas até o fim do verão.

Apesar de ser sua primeira vez atuando no mar, ele já é um cachorro experiente quando o assunto é salvamento. Em novembro de 2015, Ice trabalhou na busca por vítimas do desastre de Mariana, em Minas Gerais.

Segundo o CBMSC, o cão Ice e o Sargento Amorim formam uma das melhores duplas de busca de pessoas e resgate terrestre.

Além disso, Ice ainda é cão terapeuta voluntário no Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen, também em Itajaí, e tem até crachá. Uma vez por semana o labrador vai até a instituição visitar e dar carinho aos pacientes que estão internados.

Animais companheiros

(Vimos em vix.com)