cachorro dorme sono 216 400x800

Há séculos domesticados pelo homem, os cães ainda mantêm grande parte de seus instintos primitivos, mas não há dúvidas de que o contato com os seres humanos influenciou o comportamento atual dos animais. E quem tem um pet em casa sabe que ele é capaz de se adaptar facilmente ao ambiente e a seus donos e, segundo estudos, pode até mesmo sonhar com o rosto e cheiros de seus “pais humanos”.

Cachorros também sonham?

Ainda não é possível saber com exatidão com o que os cães sonham, mas de acordo com Deirdre Barrett, professora e psicóloga clínica e evolutiva de Harvard, são grandes as chances de os animais sonharem com os rostos e cheiros de seus donos porque, assim como os humanos, sonham com as mesmas coisas em que estão interessados quando acordados, mas de forma menos lógica ou visual.

cachorro filhotes animais 0816 400x800

Em entrevista ao site da revista People a especialista ainda conta que o que já se sabe com certeza é que a maioria dos mamíferos têm um ciclo de sono semelhante ao dos seres humanos, também entrando em um estágio profundo, com menor atividade cerebral, e, em seguida, em períodos de Movimento Rápido dos Olhos (REM), ou seja, o que também permitiria o sonho entre os pets.

Mas nem todos os mamíferos teriam o mesmo tipo de sonho, já que, animais pequenos como ratos, por exemplo, passam pelos estágios do sono muito mais rapidamente, o que provavelmente faria com que tivessem sonhos mais curtos e mais frequentes. Elefantes, por outro lado, por terem um ciclo de sono mais longo, teriam sonhos maiores. Como répteis e peixes não experimentam tais ciclos, provavelmente não seriam capazes de sonhar.

Animais de estimação: dicas e cuidados

(Vimos em vix.com)