cicatriz nova marca 0916 693x1133

É a oleosidade natural da pele produzida pelas glândulas sebáceas a grande responsável pela hidratação dos tecidos. Porém, as cicatrizes não possuem mais essas glândulas e acabam sendo regiões da pele mais secas, independentemente do grau de oleosidade da sua pele no geral. Por esse motivo, pelo tecido de qualquer cicatriz há água evaporando a todo tempo e desidratando a pele continuamente até o seu interior.

Para que servem os adesivos de silicone?

Também conhecida como fita em gel de silicone, sua utilização é indicada sobre as cicatrizes para manter um equilíbrio contínuo e ideal de hidratação da pele. Além disso, a compressão exercida pela fita sobre a cicatriz também impede que a lesão tenha um crescimento exacerbado, melhorando a aparência final.

Com o recurso, as cicatrizes têm seu período de avermelhamento encurtado e o aspecto final da cicatriz fica muito melhor, com menos chance de quelóide. Independente do tipo de tratamento ou pele, o adesivo de silicone pode ser aplicado e é, inclusive, recomendado por vários médicos na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas.

Como usar?

As fitas em gel devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em desenvolver quelóide ou cicatrizes hipertróficas, por um período mínimo de 12 a 16 horas por dia, de 4 a 6 meses, ou mais, conforme orientação do cirurgião. Existem disponíveis no mercado lâminas em vários formatos e de diversos tamanhos.

adesivo de silicone cica 012017 400x1400

O modelo e tamanho vai depender do tipo e tamanho da sua cicatriz. Mas a fita pode ser cortada se o tamanho que você adquiriu for maior do que a sua cicatriz. Antes de aplicar, é preciso evitar o uso de cremes e pomadas no local para não interferir na adesão da fita de silicone.

Além disso, o adesivo é reutilizável. Porém, a fita deve ser higienizada pelo menos uma vez por dia com sabão neutro e deixada secar naturalmente para que não perca sua aderência. Em seguida, ela pode ser colocada novamente sobre a pele.

Entre as marcas disponíveis, estão Medgel da Silimed, Cica-Care, Biodermis e LifeSil que têm um custo médio de R$ 70 a R$ 100. Apesar do alto custo, os adesivos de silicone têm duração média de 6 meses. Você pode optar por usar as pomadas de cicatrização durante o dia, e a fita de silicone durante a noite para dormir.

Outras dicas sobre cicatriz

(Vimos em vix.com)