Com a morte de Gertrudes (Norma Blum) e a doença do Comendador Almeida (Rubens de Falco), Leôncio (Leopoldo Pacheco) sente-se mais à vontade para atacar Isaura (Bianca Rinaldi). Por isso, uma noite, ao vê-la preparando-se para dormir, ele invade o quarto da escrava, a amordaça e tenta atacá-la à força. O vilão só não chega às últimas consequências porque Almeida entra no quarto a tempo de evitar o pior. Disposto a atender o último pedido da esposa falecida e certo de que tem pouco tempo de vida, ele altera o testamento e nele dá a tão sonhada alforria a Isaura.

Sem saber de nada, Miguel (Jackson Antunes) se lamenta por ainda não ter podido dar a liberdade para a filha. Mas ele não é o único a falar da sua má sorte. Tomásia (Mayara Magri) é pega de surpresa ao descobrir que no testamento do Conde Campos (Carlos Briani) o marido não lhe deixou nenhum bem, para desespero de Gioconda (Mirian Mehler) e Gabriel (André Fusco). No entanto, a má fase dura pouco tempo porque, prestes a deixar o casarão, Tomásia encontra um novo testamento onde é a maior beneficiada.

Terça-feira, 31/01

Isaura é beijada por Henrique. Leôncio levanta as desconfianças do Sargento da Milícia. Gioconda e Gabriel se desesperam ao saber do testamento do Conde de Campos.

Quarta-feira, 01/02

Leôncio sente ciúmes de Henrique. André e Bernardo chegam ao quilombo. Malvina é expulsa da fazenda. Leôncio invade o quarto de Isaura e tenta violentá-la. Comendador Almeida trata Isaura com carinho. Tomásia é informada que não tem direito a herança do Conde. O milionário é velado na fazenda.

Quinta-feira, 02/02

Doutor Paulo descobre a cilada que Leôncio fez para o Conde de Campos. Malvina tenta esclarecer com Rosa a questão da paternidade da escrava. Isaura arranha Leôncio. Tomásia deixa a fazenda do ex-marido. Comendador Almeida salva Isaura. Antes de deixar o casarão, Tomásia encontra um novo testamento.

Sexta-feira, 03/02

No quilombo, André pensa em Isaura. Leôncio chantageia Isaura com a doença de João. Henrique pensa em comprar a liberdade de Isaura. Comendador Almeida passa mal e tem visões com a mulher morta. #Record #A Escrava Isaura #Novela

(Vimos em blastingnews.com)