animais tartaruga borboleta 0916 666x1151

O reino animal sem sombra de dúvidas nos revela muitas surpresas e curiosidades. Existem várias espécies das mesmas famílias, inclusive, que têm expectativas de vida completamente diferentes. A seguir, conheça quais são os animais que vivem mais tempo e as criaturas que têm o tempo de vida mais curto aqui na Terra.

Os 5 bichos que mais vivem

Água viva: ad eternum

A Turritopsis Nutricula é imortal. E só pode ser morta, obviamente, se atacada por um predador, já que essa água-viva regride à condição de pólipo. Esse ciclo acontece permanentemente. Apesar de terem apenas 5mm, são muito especiais para os cientistas que procuram nela o elixir da juventude. Na natureza, a Turritopsis nutricula é a única espécie conhecida que consegue fazer o ciclo inverso da vida, para depois recomeçar crescendo novamente. Esse processo é chamado de transdiferenciação e pode acontecer ad infinitum, o que torna essa espécie imortal.

Molusco: 400 anos

O animal da espécie Arctica islandica vive em média 400 anos, mas há registro de exemplares com mais de 500 anos. Esse é um molusco com concha diferente do encontrado comumente em praias. Ele pode ser considerado o ser vivo que mais vive no mundo e só pode ser encontrado através de escavações. Isso porque o primeiro foi descoberto depois de escavações no oceano para achar materiais sedimentares.

Carpa: 200 anos

Também conhecida como carpa chinesa, a Cyprinus carpio tem uma média de vida de 200 anos. A mais velha delas registrada morreu com 226 anos. A espécie foi desenvolvida a partir da carpa comum no Japão em 1720 e é o símbolo de amizade e amor. Koi também é chamado, lá no Japão, de “o rei do rio” e os samurais tinham ele como símbolo da bravura.

Baleia-da-Groenlândia: 200 anos

A Balaena mysticetus cresce a até 20m de comprimento, 60 toneladas, e vive a até 210 anos. Ela só perde em tamanho para a Baleia azul e é a única que não precisa migrar para comer e se reproduzir. Com isso, ela tem o título do mamífero que mais vive no mundo.

Além do título de mamífero mais velho, e segundo maior do oceano, ela também tem outro título: tem a maior boca de qualquer ser vivo no planeta. A Baleia-da-Groelândia é um animal sociável e não-agressivo, que quando é ameaçada, ela nada para debaixo do gelo.

Tartaruga-rajada: 150 anos

Ela é razoavelmente grande e é considerada a tartaruga mais bonita do mundo. O espécime mais velho chegou a 188 anos. Tem 41cm de altura, 16kg e os desenhos psicodélicos no seu casco variam muito. De todas as espécies idosas dessas lista, essa é a única que está em perigo crítico de extinção. Isso por causa da perda do habitat e o tráfico de animais por causa da sua raridade.

Os 5 animais de vida mais curta

borboleta mao tatuada 0816 696x1131

Insetos efemerópteros: 1 hora

Efêmeras ou efemerópteros, da ordem Ephemeroptera, são animais com a menor expectativa de vida do mundo. Tratam-se de insetos que vivem de uma hora a um dia, de modo que sua sobrevivência depende não de sua qualidade de vida em questão, porém sim de quantidade, uma vez que seu período vital é definitivamente curto.

Mosquitos: 1 dia

Assim como os efemerópteros, muitas espécies de mosquitos e algumas mariposas têm pouco tempo de vida, entre um e dois dias. Animais que se reproduzem muito geralmente vivem pouco

Abelhas: cinco meses

As abelhas apresentam uma expectativa de vida de cinco a seis meses, com exceção da abelha rainha que vive por aproximadamente sete anos.

Gafanhoto: oito meses

O gafanhoto também é um animal que vive pouco tempo, tendo apenas oito meses de atividade na Terra.

Roedores: três anos

Já os mamíferos roedores, como a toupeira podem viver cerca de dois anos. Ao passo que os camundongos, ratos e até mesmo o ouriço, podem atingir uma expectativa de três a quatro anos.

Se divirta: Vídeos de animais que não gostam de tomar banho

(Vimos em vix.com)