arara ave silvestre 0816 400x800

Na televisão, revistas ou mesmo zoológicos, animais silvestres e exóticos sempre provocam fascínio entre crianças e adultos por seus hábitos diferenciados e visual exuberante. Você pode não saber, mas existem diferenças entre esses grupos de bichos e, acredite, alguns deles podem até viver em casa.

Animais silvestres

macaco sagui animais 0816 400x800

De acordo com o IBAMA, os animais considerados silvestres são aqueles que pertencem a espécies nativas ou migratórias, aquáticas ou terrestres, que vivem naturalmente dentro dos limites do território brasileiro. Mico, morcego, onça, tamanduá, papagaio, arara, jiboia, jacaré e jabuti são alguns dos exemplos mais comuns de bichos silvestres.

Animais exóticos

leao boca dentes 0816 800x1731

Já os bichos exóticos são aqueles que não pertencem a uma distribuição geográfica que contempla o território nacional. Também são considerados exóticos os animais introduzidos pelo homem no país, de maneira selvagem ou doméstica. Entre os exemplos estão leão, zebra, elefante, urso, furão, javali, cobra naja, entre outros.

Posso criar em casa animais exóticos ou selvagens?

furao animal silvestre 0816 400x800

A lei Nº 5197/67, que permite a domesticação de determinados animais exóticos e selvagens, desde que algumas exigências sejam seguidas, como compra em estabelecimentos autorizados e documentação regularizada. Apesar de legalizada, a criação em casa de bichos incomuns precisa ser muito bem pensada. Por mais que sejam bem tratados por seus donos, os animais estarão fora de seu habitat e o fato pode gerar consequências, como transmissão de doenças, por exemplo.

Vale salientar ainda que, mesmo adquirindo o animal em estabelecimentos autorizados pelo IBAMA, é sabido que muitos deles vão parar nas lojas através de tráfico ilegal, o que aumentariam as chances de crueldades e maus tratos, sendo também este um dos principais motivos pelos riscos de extinção.

Curiosidade animal: Coisas surpreendentes que bichos fazem com seus bebês

(Vimos em vix.com)