Com a chegada do verão e das altas temperaturas no Brasil, os cuidados com hidratação e proteção da pele precisam ser redobrados. A mesma atenção precisa se tomada com os bichinhos de estimação, já que eles também podem passar mal devido ao calor.

Em Joinville, Santa Catarina, a Polícia Militar socorreu um cachorrinho que foi encontrado desmaiado sobre a água que saía de um ar condicionado nesta terça-feira (27). A suspeita é que o calor tenha provocado o mal-estar no bichinho. Neste dia, de acordo com o site do jornal Zero Hora, a sensação térmica em Joinville chegou a 56ºC.

Para reanimar o cachorro, os policiais deram um banho de mangueira e comida para ele. De acordo com post feito pelo sargento Valdemir Schmitz, depois disso, o cão se recuperou e seguiu andando tranquilamente.

Cuidados com cães no verão

Água fresca

No verão, assim como os humanos, os animais também sentem mais sede. Por isso, é indispensável que eles tenham água limpa e fresca disponível o tempo todo. Se você mora em casa, coloque um pote com água na frente do seu portão para que os cachorros de rua também consigam se hidratar adequadamente.

Se todo mundo fizer isso, as chances de novos incidentes devido ao calor acontecerem serão menores. Porém, lembre-se que a água precisa ser trocada com frequência para que não fique suja, quente, nem seja um possível foco de dengue.

Evitar passeios no sol

Além disso, também é importante ficar atento aos horários de passeio. Evite levar o seu cachorrinho para andar quando a temperatura estiver muito alta e fique atento à temperatura do chão para que o seu pet não queime as patas.

cachorro bebendo agua 216 400x800

Uma forma simples de ver se a temperatura está tolerável é colocando a mão sobre o chão. Se ele estiver muito quente, não coloque seu cãozinho no chão. Assim como os humanos, cachorros e gatos também podem desenvolver câncer de pele, quando muito expostos à radiação solar.

Tosar e dar banhos

Outro cuidado importante é tosar o cachorro no verão, especialmente se ele tiver muito pelo, e dar banhos regularmente para evitar o mal-estar causado pelo calor.

Por fim, em hipótese alguma deixe o seu pet trancado dentro de um ambiente fechado, como o carro. O local pode aquecer rapidamente, provocando hipertermia e até a morte súbita do animal. Em dias muito quentes, fique bastante atento a possíveis sintomas de insolação. Caso note alguma alteração no seu bichinho, ofereça água a ele imediatamente.

Cuidados com os animais

(Vimos em vix.com)