tipos diferentes cabelos 0117 400x800

Como cuidar dos cabelos é uma dúvida comum para mulheres que buscam manter a beleza e a saúde dos fios. Composto pela camada externa, a "cutícula", por um segundo revestimento chamado de "cortex" e por um núcleo batizado de "medula", as madeixas têm como função principal a proteção do couro cabeludo. Entretanto, elas também emolduram o rosto e harmonizam os traços. Há uma infinidade tratamentos, receitas caseiras e tutoriais destinados aos fios – e nós vamos detalhar cada uma dessas dicas incríveis aqui.

Dicas para cabelos: como tratar cada tipo

Cacheados e Ondulados

cabelo enrolado 216 400x600

Crespos

cabelo crespo 216 400x600

Com progressiva

cabelo com progressiva 216 400x600

  • Os cuidados com o cabelo alisado devem ser constantes, a fim de remediar os danos causados pela química e prolongar o efeito liso. Uma das maiores dicas para manter a ação da progressiva por mais tempo é evitar o uso de shampoos de limpeza profunda.
  • Em dias de hidratação, opte por usar máscaras com baixo Ph, que são as melhores para cabelos com química para manter a saúde da fibra capilar.
  • Além disso, a frequência é muito importante. Hidratação semanal é o ideal para recuperar os lipídios perdidos com o processo químico.
  • A maioria das escovas progressivas são ativadas pelo calor. Ou seja, para você conseguir um efeito lindo de salão todos os dias, aposte no uso do secador, que te dará um cabelo ainda mais alinhado.

Oleosos

cabelo oleoso 216 400x600

Ressecados

cabelo enrolado seco 216 400x600

Tingidos

cabelo tingido 216 400x600

Para Crescer

cabelo comprido e forte 216 400x600

  • A saúde capilar começa pela alimentação. Uma dica é visitar um nutricionista para verificar a qualidade da dieta consumida. Alimentos ricos em proteínas são essenciais, já que os fios são formados principalmente por este composto. De acordo com a hairstylist Anashara Costa, taxas de vitamina B12 e vitamina E também devem ser analisadas, pois a falta destes nutrientes pode resultar na quebra e dificuldade de desenvolvimento da fibra.
  • Os milagres para crescer cabelo são furada e nenhum realmente funciona. A única forma comprovada de ajudar a estimular o crescimento é fazer com que a circulação sanguínea no couro cabeludo seja mais intensa. Isso pode ser feito com massagens na raiz ou ficando alguns segundinhos diariamente de cabeça para baixo (parece loucura, mas funciona).
  • O condicionador é um grande aliado do cabelo comprido, pois nutre o fio com lipídios e proteínas, selando a cutícula e hidratando.
  • Evite a quebra dos fios usando protetores solares e térmicos para o cabelo.
  • Desembarace os cabelos começando pelas pontas. Essa maneira evita o rompimento da fibra.
  • Corte os fios de três em três meses, reduzindo a probabilidade de pontas duplas.

Tratamentos caseiros para cabelos

Hidratação com abacate

abacates cortados ao meio 216 400x600

O abacate no cabelo é ótimo pois fornece vitaminas,como os compostos A, C e E. O creme é ótimo para quem sofre com o ressecamento, mas não deve ser usado por pessoas com madeixas oleosas, porque pode agravar o problema.

Como fazer

Amasse polpa de um abacate maduro, adicione 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Misture até obter uma composição homogênea. Aplique nos cabelos molhados e deixe agir por 30 minutos. Depois, enxague e lave com shampoo e condicionador.

Hidratação com azeite

O azeite é um poderoso segredo para fios sedosos. É possível aplicá-lo diretamente no cabelo ou junto a máscaras capilares. Confira abaixo as duas receitas:

Modo de preparo

Aqueça 1/4 de xícara de azeite por 30 segundos no micro-ondas e aplique ainda morno em todo o comprimento. Deixe agir por 30 minutos e lave normalmente.

Outra opção é colocar o azeite diretamente na máscara usada para hidratação, na proporção de 1 colher de sopa de azeite para 3 de máscara. Espalhe apenas nos fios e deixe por 30 minutos.

Hidratação com babosa

babosa cortada ao meio 216 400x600

A babosa, também é conhecida como aloe vera, tem efeito adstringente que combate a oleosidade. Há duas maneiras de fazer hidratação com babosa para o cabelo, uma antes da lavagem e outra depois.

Como fazer

Corte meia folha de babosa pela metade e extrair a parte interna. Em seguida, esmague a polpa da babosa em um recipiente e acrescente a mesma medida de creme de hidratação. Aplique em todo o cabelo e deixe agir por 30 minutos. Enxague e continue a lavagem normalmente.

Já a babosa no cabelo pós-lavagem consiste em misturar 100 ml de água com a polpa de uma folha de babosa e bater no liquidificador. Ainda com os cabelos úmidos, aplique a mistura e aguarde 20 minutos. Lave normalmente.

Nas duas receitas, é preciso lavar as mãos após o procedimento, já que a planta pode manchar a pele.

Hidratação com gelatina

Misturar gelatina à máscara de hidratação potencializa a ação hidratante e ajuda a definir os cachos. A gelatina contém colágeno, que reconstrói o fio, e açúcar, que fecha a cutícula e dá brilho.

Modo de preparo

Misture 2 colheres de sopa de gelatina sem sabor, 1 de água e 2 de creme hidratante ou reconstrutor. Passe no comprimento e nas pontas do cabelo após a lavagem com shampoo. Aguarde 30 minutos e enxague. Finalize com condicionador e leave-in.

Hidratação com maisena

amido de milho maisena 216 400x600

O amido de milho, também chamado de maisena, pode potencializar a hidratação do cabelo. De acordo com a dermatologista Valéria Campos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o correto é misturar este alimento a outros produtos específicos para o cabelo, já que sozinho ela não faz efeito pois não penetra no fio.

Como fazer

Em um recipiente, misture algumas colheres de maizena com água, aqueça até que forme uma massa pastosa e conserve. Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água e aplique a máscara de hidratação de sua preferência. Em seguida, aplique a pasta com amido de milho nos fios (por cima do creme hidratante). Espere agir por meia hora e lave com água corrente.

Hidratação com mel

mel de abelha 216 400x600

De acordo com a hairstylist Anashara Costa, mel é um poderoso antioxidante que ajuda no crescimento e nutre o couro cabeludo.

Modo de preparo

Há várias receitas de máscara com mel para os cabelos. A primeira consiste em misturar 2 medidas (que devem ser avaliadas de acordo com o tamanho do cabelo) de creme com 1 e 1/2 de mel, misturar, aplicar e deixar no cabelo por até 30 minutos.

Outra maneira de hidratar as madeixas inclui misturar 2 colheres de sopa de azeite com 1 de mel e deixar nos fios por 30 minutos.

Se preferir, também é válido colocar 2 colheres de sopa de óleo de coco em um recipiente e acrescentar 1 de mel. Em seguida, leve ao micro-ondas por 30 segundos, espere esfriar e aplique, deixando nos cabelos por até meia hora.

Como cortar o cabelo sozinha: 6 opções

Aparar as madeixas sozinha já foi cogitado pela maioria das mulheres, mas a falta de coragem geralmente faz com que a ideia seja esquecida. Confira os tutoriais abaixo e mude os cabelos sem medo de errar:

Curto

Os cortes de cabelo chanel são ideais para quem quer um visual prático e moderno.

Em U e arredondado

Clássico, esse penteado pode ser usado em madeixas de todos os comprimentos, mas cai principalmente nos longos.

Em camadas

Essa é uma ótima opção de cortes de cabelo para rosto redondo, já que disfarça os traços gordinhos.

Franja

Ideal para renovar o visual, esse penteado pode ser feito em casa. Porém, é preciso analisar o tipo de franja para cada formato de rosto para harmonizar o visual.

Long bob

Mais curto atrás e mais longo na parte frontal, o corte long bob é sucesso entre as famosas, como Anitta e Marina Ruy Barbosa.

Repicado

Mulheres cujos cabelos têm pouco volume podem tirar proveito do corte repicado, que dá movimento e leveza ao visual.

Cuidados com os cabelos

(Vimos em vix.com)