emagrecer perder barriga 0117 400x800

Falta um pouco mais de um mês para o Carnaval e muita gente está tentando perder o que engordou durante as festas de fim de ano para exibir um shape mais em forma durante a folia. Se você quer secar, mas não sabe por onde começar, calma que dá tempo. Conversamos com 3 profissionais e extraímos deles suas top dicas para emagrecer.

Segredo do emagrecimento

O primeiro e mais importante mandamento dos especialistas é: não existem milagres para perder peso. O único segredo é queimar mais calorias do que você consome.Portanto, se você praticar atividade física e não mantiver uma alimentação balanceada, não vai conseguir alcançar o seu objetivo.

“O tripé do emagrecimento é: exercício localizado, aeróbio e dieta”, opina Iva Bittencourt, personal trainer.

Treino

Exercícios aeróbicos

academia zumba danca 116 400x800

Para emagrecer em pouco tempo, foque nos exercícios aeróbicos. De acordo com Iva e o também personal trainer André Trombini, treinos HIIT e aulas funcionais são excelentes porque trabalham o corpo e proporcionam queima calórica alta.

Aulas funcionais

Para Trombini, as aulas funcionais são ainda melhores que a musculação para quem visa emagrecer rápido porque são intensas, trabalham diversos grupos musculares e seus estímulos permitem que os praticantes continuem queimando calorias ao longo do dia, já que elas aceleram o metabolismo.

“Em relação ao gasto calórico, ela é comparada a um treinamento de corrida, mas tem a vantagem de tonificar o corpo todo. Apesar da corrida ser boa para emagrecer, não trabalha nada de braço”, ressalta o professor da academia Bodytech.

Como montar circuito funcional?

circuito funcional emagrecimento 0117 400x800

Se a academia que você frequenta não oferece aula de funcional, você pode fazer um treino individual. A dica de Trombini é escolher de quatro a cinco grupos com três exercícios cada: o primeiro com bastante carga, o segundo, para um músculo diferente,com carga moderada e um terceiro para a região abdominal, sempre com a ajuda de um profissional de educação física.

Por exemplo: se você quer focar seu treino nas pernas, comece fazendo um exercício de força com bastante carga para esta região, como agachamento, leg press ou avanço. No dia em que for treinar membros superiores, uma boa opção é começar pela remada ou pelo supino.

Em seguida, faça um exercício mais funcional que trabalhe o corpo como um todo, como flexão de braço, pular corda, bater corda naval, TRX ou arremesso de bola.

O terceiro exercício deve sempre ser voltado para o core, mas não necessariamente um abdominal. Stiff, exercícios para lombar e rotação com elástico também podem ser feitos para trabalhar esta região do corpo.

Estes três exercícios formarão um grupo. Faça três repetições dele e passe para o próximo grupo, que deve seguir o mesmo princípio, porém trabalhando músculos diferentes. Isso irá totalizar um treino com duração de 30 a 40 minutos.

Em uma única aula é possível perder de 300 a 500 calorias. “Em um dia, priorize membros superiores e no outro, membros inferiores”, indica o personal trainer.

Se optar por fazer musculação, faça os exercícios em forma de circuito ou então combine dois exercícios para que não haja descanso. O treinamento intervalado é o grande potencializador de gasto calórico e, consequentemente, emagrecimento.

Segundo Iva, aulas de grande intensidade como spinning e cross fit também são aliados de quem quer emagrecer sem radicalismos.

Natação

natacao piscina esporte 0816 400x800

Para quem tem pouco tempo, Iva Bittencourt afirma que natação pode ser uma boa alternativa, já que trabalha a musculatura do corpo e também a parte cardiorrespiratória.

Como o objetivo é emagrecer rápido, você pode malhar todos os dias, mas sempre tomando o cuidado de não sobrecarregar nenhum grupo muscular.

Dieta

Mais importante do que praticar exercícios físicos é manter uma alimentação balanceada. Se o objetivo é emagrecer, não tem jeito, tem que fazer dieta. A nutróloga Bruna Camarão afirma que, dependendo do metabolismo de cada pessoa, dá para perder, em média, de 3 a 4 kg em um mês e meio, a tempo do Carnaval.

Para isso, Bruna comenta que é preciso retirar do cardápio açúcar e refrigerantes e diminuir o consumo de carboidratos refinados (farinha, arroz e pão brancos), batata e alimentos com muito sal e gordura, além de priorizar os alimentos integrais.

“Também é importante comer mais saladas cruas, folhas, peixes, frango e fibras, que ajudam muito na saciedade e a regular o intestino”, comenta.

Chás para emagrecer

cha de hibisco com canela 116 400x600

Outra dica da nutróloga é passar a consumir chás que são aliados da perda de peso e ajudam a minimizar a retenção de líquido. Ela explica que a casca de laranja amarga, por exemplo, contém sinefrina, que ajuda na queima de gordura, proporciona saciedade, acelera o metabolismo e ainda dá energia.

O chá-verde tem benefícios semelhantes e ainda diminui o risco de doenças cardiovasculares. Contudo, deve ser ingerido com moderação, já que, em excesso, ele pode ser prejudicial para o fígado.

Canela e hibisco também são outros dois ingredientes aliados da perda de peso. O primeiro porque tem ação termogênica, é digestivo, anti-inflamatório e capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue. Já o segundo acelera o metabolismo, é antioxidante e aumenta a produção de energia.

“Acrescente gengibre nos seus chás. Ele é anti-inflamatório, digestivo e melhora o sistema imunológico”, orienta.

Receitas de chás emagrecedores

  • 5 paus de canela
  • 2 pedaços de gengibre de aproximadamente 4 cm
  • 2 colheres (sopa) de folhas de chá-verde
  • 1 litro de água

Ferva a canela e o gengibre por 3 minutos. Adicione o chá-verde e deixe em infusão por 5 minutos.

  • 2 colheres (sopa) de flores de hibisco
  • 2 colheres (sopa) de folhas de chá-verde
  • Raspas de gengibre e limão
  • 1 litro de água

Esquente a água e adicione as folhas de chá-verde, as flores de hibisco e as raspas de gengibre e limão. Em seguida, coe o chá e sirva.

Emagrecer rápido

(Vimos em vix.com)