cachorro filhote xixi 116 400x800

Fofos, adoráveis e irresistíveis, filhotinhos de cães se transformam em verdadeira alegria em casa, mesmo promovendo pequenos estragos de móveis e roupas com comportamento típico da idade. Quem tem pets pequenos ainda vai, invariavelmente, se deparar com poças de xixi nos lugares inapropriados do lar. Mas saiba que o problema tem solução e pode ser facilmente contornado.

Como ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo?

De acordo com os veterinários Christian e Rodrigo do Valle, da Vet Quality, o primeiro passo é definir qual lugar da casa será destinado para as necessidades do filhote e deixar a área coberta com jornal ou tapete higiênico. Com tudo pronto, deixe o animal nesse espaço o maior tempo possível. O ideal é que ele seja levado para o “banheiro” depois de acordar, após a refeição e antes de dormir.

xixi cachorro filhote 116 400x800

Após a refeição, leve o filhote para o espaço com os jornais, deixe que ele faça as necessidades e, depois, solte-o para brincar. Com o passar das semanas, vá tirando as folhas do papel aos poucos, até ficar somente uma. O filhote ficará condicionado a fazer as necessidades apenas naquele local.

É importante, segundo os profissionais, que a comida e a água fiquem em outro local, pois até mesmo os filhotes sabem instintivamente que não é higiênico fazer as necessidades na região onde comem e dormem.

Não existe um período definido para que os filhotes aprendam a lição, então é preciso ter paciência com o pet. Quando ele fizer xixi fora do “banheiro”, não grite nem esfregue seu focinho no local, como era antigamente recomendado.

filhote lambida focinho 016 697x1131

Com esse comportamento, o filhote entende que, se fizer as necessidades na sua frente, sempre levará bronca. Então, passa a fazer escondido ou quando você não estiver em casa, em todos os lugares possíveis. Ao ver ele fazendo xixi fora do jornal, fale apenas “não” e coloque o filhote no cantinho reservado.

Sempre que ele acertar o lugar, elogie e comemore. Dessa forma, ele entenderá que fez algo certo e repetirá o comportamento. Ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo exige tempo, dedicação e muito carinho. Pode dar trabalho, mas a companhia e alegria dos nossos bichinhos de estimação compensam todo o esforço.

Animais de estimação: dicas e cuidados

(Vimos em vix.com)