gravida enjoo nausea 09.16 400x800

A maioria das mulheres grávidas sofrem de sintomas de náuseas e vômitos da gravidez durante o primeiro trimestre. A sensação de náusea reduz a vontade de comer. Já no segundo trimestre, que é muito importante para a gestação, o corpo da mulher começa a se ajustar para acomodar o feto em crescimento. Por isso, junto com os enjoos e vômitos, as mulheres grávidas também podem perder o apetite.

Quais os motivos da inapetência?

Durante o primeiro trimestre de gravidez, aumentam os níveis de progesterona no corpo da mulher. Este hormônio retarda o processo de digestão e também, uma maior absorção de água pelo cólon, acaba por também retardar o processo de digestão. Outra causa comum é a ingestão aumentada de ferro durante a gravidez, o que também leva à constipação.

A partir do segundo trimestre, há uma desaceleração geral no sistema digestivo da gestante. Este abrandamento é devido a uma maior pressão do útero no intestino grosso o que leva a uma diminuição do apetite e constipação. Além disso, a gravidez também traz algum tipo de estresse físico, mental, emocional e hormonal, o que pode ser uma das razões para mulher grávida não querer comer.

barriga gravida gravidez pequena 1.16 400x800

Já no terceiro trimestre, a inapetência também é muito comum em algumas gestantes. Tudo porque o bebê está crescendo cada vez mais e pressionando o estômago, que pode gerar ainda menos fome. Além disso, a grávida pode se sentir satisfeita mais rapidamente com o bebê pressionando o estômago, o que torna mais difícil comer mais.

Curiosidades sobre o bebê na barriga

(Vimos em vix.com)