furao animal silvestre 0816 400x800

Criar em casa macaquinhos, iguana, coruja e até mesmo cobra pode parecer estranho para a maioria das pessoas, mas a prática é considerada legal e permitida pelo IBAMA quando a compra e domesticação dos animais silvestres e exóticos é feita de maneira regularizada.

A lei Nº 5197/67, que permite a criação de animais silvestres em casa, exige de pessoas que desejam adquirir um bicho incomum além de cuidados extras com documentação e burocracia, capacidade financeira de manutenção, que costuma ser de alto custo.

Domesticação de animais silvestres

iguana animal exotico 0816 400x800

Controvérsia

Apesar de legalizada em território nacional, a criação de animais silvestres ainda precisa ser debatida e muito bem pensada. Em primeiro lugar, por mais que sejam bem tratados por seus donos, os bichos estarão fora de seu habitat e o fato pode gerar consequências, como transmissão de doenças para humanos e mesmo sofrerem com condições poucos favoráveis para sua natureza.

macaco sagui animais 0816 400x800

Vale salientar ainda que, mesmo adquirindo o animal em estabelecimentos autorizados pelo IBAMA, é sabido que muitos deles vão parar nas lojas por meios pouco esclarecidos e, em alguns casos, são até fruto de tráfico ilegal, o que aumentariam as chances de crueldades e maus tratos, sendo também este um dos principais motivos pelos riscos de extinção.

Animais que podem ser domesticados

cobra do milho 0816 400x800

Macaco sagui, chinchila e furão são alguns dos animais selvagens que podem ser criados em casa, segundo o IBAMA. Entre os pássaros, cacatua e coruja também são permitidas em cativeiro. Quem prefere bichos mais exóticos pode também domesticar iguana, cobra do milho, tarântula, salamandra e tartaruga tigre d’água.

Curiosidade animal: Coisas surpreendentes que bichos fazem com seus bebês

(Vimos em vix.com)