sementes de funcho 012017 400x800

Na medicina Ayurvedica, as sementes de funcho ou erva doce são utilizados para tratar doenças de pele e desintoxicar o corpo. De longa e rica história, essas sementinhas têm sido muito populares desde os tempos antigos: os romanos chamavam as sementes de erva-doce de "Foeniculum", o que significava feno, talvez em referência ao seu aroma fresco. As semente também são usadas pelos chineses e índios para curar picadas de cobra e purificar o corpo.

Benefícios da semente de funcho

As sementes de funcho ou erva-doce são recheadas de antioxidantes e outros nutrientes. Elas têm inúmeros benefícios à saúde, entre eles: acelerar o metabolismo, controlar o apetite, ajudando na perda de peso e purificação do sangue, além de ser um diurético que desintoxica o organismo. Descubra como usar:

Para pele sensível

Suas propriedades anti-inflamatórias reduzem qualquer inflamação da pele e as suas propriedades anti-sépticas ajudam a combater os germes que causam a acne.

O toner da água de erva-doce caseira, feito usando apenas as sementes de erva-doce em água, pode ajudar a desobstruir os poros obstruídos da pele, prevenir e curar acne, aliviar inflamações, hidratar e refrescar queimaduras de sol, tranquilizar coceiras, reduzir o excesso de oleosidade da pele e de poros dilatados.

Para prepará-lo, moa as sementes de erva-doce em uma pequena quantidade de água para criar uma pasta, que pode ser esfregada na pele ou usada como uma máscara até para aliviar o aspecto da celulite. As sementes de funcho são grandes aliadas no tratamento da acne também porque contêm compostos potentes, tais como limoneno e mirceno que são potentes remédios contra acne.

spray cabelo crespo 0117 40x800

Para os cabelos

A erva doce possui propriedades anti-caspa, anti-bacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a proteger o couro cabeludo de quaisquer problemas. Por isso, as sementes de funcho ajudam na prevenção e redução da perda de cabelo, e a selar a umidade nos folículos pilosos. Use nos cabelos a água de erva doce no enxágue para diminuir o acúmulo de produtos químicos e impurezas dos fios e também adicionar um brilho de luxo para o seu cabelo.

Como consumir a erva doce:

(Vimos em vix.com)