exercicio calor passar mal 216 400x800

A chegada do verão pode garantir estímulos extras para praticar atividades físicas e ainda afasta a tradicional preguiça de ir para a academia. Mas as altas temperaturas exigem cuidados especiais para evitar mal-estar durante os exercícios mais intensos. Conheça dicas simples para treinar com segurança nos dias de calor:

Exercícios no verão: cuidados essenciais

1. Cuidado com o sol, caso pratique exercícios ao ar livre. Além de usar sempre protetor solar, procure treinar somente antes das 10h e após às 17h. Raios solares intensos, além de prejudicarem o seu desempenho, podem trazer danos à pele. Bonés e óculos de sol também são indispensáveis.

exercicio suor cansaco 0716 630x350

2. Use sempre peças de roupas leves e que promovam fácil transpiração. Vestir roupas quentes para suar muito e supostamente perder mais peso é um mito que causa desconforto e pode até afetar a saúde e a prática correta dos exercícios.

3. Para evitar grande elevação da temperatura corporal, que causa mal-estar e compromete o desempenho, se exercite em ambientes ventilados e fuja de locais muito abafados.

4. Um dos maiores riscos de se fazer exercícios sob calor intenso é a desidratação do corpo. Intensifique o consumo de água no período mais quente, sempre ingerindo líquidos antes, durante e depois das atividades. Por dia, você deve beber pelo menos 2 litros de água.

agua suor exercicio 0716 630x350

5. Além da água, mantenha a hidratação através do consumo de frutas e vegetais que, além de serem fontes de líquido, são ricas em nutrientes e fibras, que vão melhorar seu desempenho nos treinos e facilitar o processo de emagrecimento.

6. Se durante a prática de alguma atividade física você sentir excesso de fadiga, cãibras, tontura ou náusea, pare de se exercitar e descanse. Evite comprometer o corpo e a saúde abusando de seus limites.

Exercícios para emagrecer e definir músculos

(Vimos em vix.com)