saco de pipoca 22016 400x800

Saber se pipoca é low carb – ou seja, se ela possui pouco carboidrato – é essencial para integrá-la na dieta. Delicioso e fácil de fazer, este cereal é uma boa alternativa para lanches intermediários por conter muitas fibras, mas é preciso estar atento quanto ao modo de preparo, a fim de não aumentar suas calorias.

Tabela nutricional pipoca: do que é formada?

pipoca de milho 216 400x800

Segundo a nutricionista Gabriela Reis, especialista em pediatria e doenças crônicas, o milho de pipoca é rico em carboidratos e fibras. Os primeiros são vitais para o organismo, já que fornecem energia para todas as funções e atividades do corpo.

Já as fibras tornam a pipoca um dos alimentos ideais para evitar a fome. Em contato com a água, elas se expandem no sistema digestivo e prolongam a sensação de saciedade, o que evita deslizes na dieta. Estes componentes ainda diminuem o colesterol e ajudam a controlar as taxas de açúcar no sangue.

Carboidrato ou fibra?

pipoca salgada petisco 016 400x800

O milho da pipoca pode ser considerado um carboidrato, mas também é preciso lembrar que ele é riquíssimo em fibras que são lentamente digeridas, balanceando a composição e não a deixando tão calórica. Ou seja, a pipoca não é uma coisa ou outra: é as duas.

Pipoca é carboidrato simples ou complexo?

A nutricionista Gabriela Reis ressalta que a classificação da composição química de carboidratos como "simples" ou "composto" – também chamado de "complexo" – está em desuso, sendo substituída pela medição do índice glicêmico, que indica a velocidade da absorção de açúcar no corpo.

Os carboidratos simples, agora chamados de alimentos de alto índice glicêmico, são formados por até duas moléculas de açúcar. Esta quantidade é rapidamente absorvida pelo organismo, o que desperdiça energia rapidamente e cria altos picos de glicose no sangue, que pioram quadros de diabetes e acumulam gordura. "É como se o corpo entendesse que, como há excesso de açúcar, ele deve armazená-la", explica a especialista.

milho na espiga 216 400x800

Já os carboidratos compostos correspondem aos alimentos de baixo índice glicêmico. Formados por três ou mais moléculas de açúcar,são lentamente absorvidos pelo organismo. Ou seja, este tipo é ótimo para quem pratica atividades físicas e deseja emagrecer, já que não acumula gordura e distribui energia durante longos períodos, evitando a hipoglicemia durante a prática de atividades físicas.

Assim, por conter muitas fibras, que são lentamente digeridas, a pipoca é carboidrato complexo, ou seja, possui baixo índice glicêmico.

Engorda?

Nenhum alimento emagrece ou engorda por sí só, já que o que define a perda ou ganho de peso é um conjunto de hábitos. Todavia, a pipoca é uma boa fonte de fibras que pode ser usada como um lanche saudável para quem deseja emagrecer ou manter o peso – isso desde que seja feita sem adição de ingredientes que mudem esse potencial.

Como fazer e consumir?

comer pipoca no cinema 216 400x800

Segundo a nutricionista Gabriela Reis, as pipocas industrializadas e preparadas no micro-ondas devem ser evitadas, já que possuem muita gordura vegetal e sal, ingredientes que aumentam o risco de desenvolver doenças do coração e pressão alta.

A opção mais saudável e menos calórica é preparar pipoca sem óleo em casa. Quanto aos temperos, eles podem ser naturais, como pimentas, sal de ervas, ervas e lemon pepper (sem glutamato monossódico).

Não há um horário ideal para comer o cereal, porém a nutricionista indica apostar no consumo em refeições intermediárias, como colação, lanche da manhã e lanche da tarde.

Receitas saudáveis com milho

(Vimos em vix.com)