no pain no gain 0117 400x800

“No pain, no gain”: a frase que já virou estampa de camiseta é também considerada um verdadeiro mantra entre praticantes de exercícios físicos. A ideia do tal “sem dor, sem ganho” perpetua o conceito equivocado de que, para ter resultados na academia, é preciso sofrer. Conheça outros conselhos errados sobre emagrecimento que você deve esquecer, listados pelo especialista em treinamento corporal Nuno Cobra Jr.:

Conselhos sobre perder peso que você NÃO deve seguir

exercicios dores braco 116 400x800

“Dor é sinônimo de que o exercício está fazendo efeito”: sentir pequenos desconfortos após treinos intensos é bastante comum e natural, mas os incômodos devem desaparecer em poucos dias. Se você exagera na academia e se esforça até sentir dores, saiba que pode não só apresentar resultados inferiores como também diversos problemas de saúde.

“Apenas treinos intensos ajudam a emagrecer”: muitos consideram o conceito da atividade física vigorosa de alta intensidade como um modelo ideal de treinamento. A recomendação, porém, não é verdadeira e, segundo o especialista, o mantra correto deveria ser: faça atividade física com moderação e qualidade.

homem espelho vaidade 116 400x800

“Seu corpo é seu melhor produto”: a lógica do consumo sustenta e estimula o uso de anabolizantes e toda sorte de treinamentos radicais e nocivos à saúde. Essa estratégia não ajuda em nada e até força a ultrapassar o seu limite. A ideia ainda cria expectativa alta, pressa de resultados, não respeitar a graduação, entre outros. Por isso, tenha consciência da capacidade do seu corpo e não impeça o desenvolvimento natural e orgânico do treinamento.

“Exercício é como trabalho, não precisa ser divertido”: de acordo com o especialista, não existe futuro para o treinamento chato ou com sofrimento. Caso não se desenvolva um mínimo de sentido e prazer na atividade corporal, ela se tornará uma forma não sustentável de treinamento. Existem diversas alternativas mais divertidas ao treinamento convencional, como remo, escalada, dança, ioga, entre outros. Busque uma que seja mais divertida para você.

dieta fome salada 216 400x800

“Para emagrecer é preciso fechar a boca”: quanto mais tensa, preocupada e obsessiva for sua relação com a comida e o emagrecimento, mais dificuldade você terá nesse processo. Quando o assunto "não posso comer" se torna uma obsessão para você, mais focado nele e mais refém da comida e dos seus medos você estará. Somente através de uma efetiva mudança em nossos hábitos é que poderemos conquistar resultados realmente significativos e permanentes.

“Este treino é infalível”: um treinamento nunca pode ser indicado como uma fórmula geral que sirva para todos. Cada pessoa possui um corpo diferente, uma morfologia específica e um histórico, com particularidades genéticas. O aprendizado sobre o próprio corpo é algo extremamente útil e que se leva para o resto da vida. Não é algo imediato, requer tempo, paciência e educação.

Dicas de alimentação e dietas

(Vimos em vix.com)