agua exercicio madura 0117 400x800

A prática regular de exercícios é uma das melhores alternativas saudáveis para minimizar os incômodos provocados pela menopausa, mas o que fazer quando a própria condição em si atrapalha o desempenho físico?

Antes de desistir de movimentar o corpo, é preciso entender como seu treino pode ser afetado pelo fim do ciclo menstrual e por que, ainda assim, você deve continuar com suas atividades.

Como a menopausa afeta o desempenho físico

mulher madura exercicios

Além do fim da menstruação, outros processos biológicos são alterados na menopausa, causando impacto sobre o desempenho atlético. O fator ainda é somado com o declínio natural do corpo que ocorre com o avanço da idade. A solução é promover uma adaptação pessoal redescobrir seus limites.

A qualidade do sono pode ser afetada durante a menopausa por causa das mudanças hormonais e, como você já deve saber, dormir bem é essencial para garantir sucesso nos exercícios. Pessoas ativas, no entanto, têm melhores padrões de sono. Então, manter uma rotina de treinos contribui para o bom funcionamento do organismo.

As ondas de calor típicas da menopausa também podem causar grande desconforto em mulheres, especialmente durante as atividades físicas. Como a transpiração em idade avançada também é comprometida, atrapalhando o resfriamento do organismo, se manter bem hidratada ajuda no desempenho físico e a afastar o aquecimento excessivo do corpo.

menopausa calor fogacho 116 400x800

A menopausa e o envelhecimento também dificultam o processamento de carboidratos. Por isso é tão comum o ganho de peso no período. Se exercitar é importante porque, segundo estudos, mulheres ativas têm menos gordura corporal total do que as sedentárias da mesma altura e peso. Outra dica importante é comer mais frutas e grãos integrais e menos açúcar processado para manter o açúcar no sangue mais estável.

Ossos ficam mais finos após a menopausa e cuidados extras serão necessários na hora de praticar exercícios. Além disso, o avanço da idade também gera encolhimento dos músculos. Realizar atividades físicas, então, proporciona melhora por construir e manter músculos mais resistente e acelerar a queima de calorias, mesmo em repouso. É importante consultar um médico para conhecer os treinos mais indicados para o período.

Menopausa: sintomas e tratamentos

(Vimos em vix.com)