Em um vídeo divulgado pelo tabloide britânico Mirror, um homem passa mal e cai no chão ao fazer um exercício de levantamento de peso em uma academia. A foto que acompanha o vídeo mostra o exame de imagem de uma coluna rompida na metade.

Lesão na coluna ao levantar peso: o que realmente aconteceu?

De acordo com o ortopedista Orlando Righesso Neto, membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna, aparentemente o que aconteceu foi uma fratura-luxação. “Nesses casos, acontece uma fratura na vértebra seguida de um deslizamento dessa vértebra e, por isso, a coluna sai do lugar”.

O deslocamento da coluna pode ser consertado com cirurgia, mas a medula, feixe nervoso que passa pela coluna e faz conexão nervosa entre cérebro e corpo, será rompida e ainda não existe “conserto” para isso. Como consequência, pode haver consequências como paraplegia, e então, alterações do funcionamento do intestino e da bexiga e as demais sequelas da lesão medular.

Isso pode mesmo acontecer?

O médico explica que lesões como a do vídeo não costumam acontecer por causa de exercícios físicos, mas sim por causa de traumas de alta energia, como um acidente de carro ou uma queda de altura. “Durante o exercício, pode acontecer se houver uma lesão prévia, como um tumor ou um defeito na vértebra”.

As lesões de coluna mais comuns por causa de sobrecarga durante o exercício são as hérnias de disco. “Nesse caso, o ânulo fibroso que envolve o disco intervertebral, uma cartilagem que recebe toda a carga do peso levantado, pode se romper e causar a herniação”. Além disso, o impacto de esportes como corrida, vôlei e basquete, e a curvatura da coluna durante o ciclismo também podem sobrecarregar essas estruturas.

hernia de disco 400x800 0117

Como evitar sobrecarga na coluna durante exercício

Orientação profissional

Antes de começar um exercício, faça uma consulta médica para avaliar qualquer dor ou incômodo na coluna. O médico explica que a melhor opção é fazer uma ressonância magnética para analisar se não há nenhuma alteração que possa fazer com que uma lesão que normalmente seria simples se torne uma grande dor de cabeça.

Comece devagar

Além disso, não passe a praticar, de uma hora para outra, esportes muito intensos, como o crossfit ou os treinos de alta intensidade, por exemplo, que pedem uma estrutura muscular já forte. O ideal é começar devagar, sempre com a supervisão de um profissional.

Fortalecimento do core

Depois disso, é hora de fortalecer o core, um grupo composto por 29 músculos – cujos principais são os lombares, glúteos, abdominais e oblíquos – que protege e estabiliza a coluna. Para isso, a recomendação do ortopedista é investir em três modalidades: pilates, RPG e yoga.

musculos do core 400x800 0117

Postura

Vale também tomar cuidado com a postura ao fazer o exercício: “Deitado, a pressão sobre a coluna dentro do disco intervertebral é de 25 Newtons; em pé, a pressão passa para 100 Newtons e sentado, para 150. Portanto, quando a pessoa pega um peso com a postura errada, essa pressão chega ao máximo e o disco intervertebral pode romper”.

Saúde da coluna

(Vimos em vix.com)