suor alongamento exercicio 216 400x800

Continuar queimando calorias e perdendo peso, aparentemente sem esforço, mesmo várias horas depois de terminar uma atividade física pode parecer um sonho para muitos, mas o fato realmente acontece se você aposta nos treinos certos.

Como queimar calorias mesmo após o fim dos exercícios?

exercicios pernas corrida 0816 400x800

O segredo para fazer com que o corpo continue queimando calorias até 48 horas depois do treino é investir em atividades que promovem o chamado efeito EPOC (Excess Post Excersise Oxygen Consumption) que, traduzindo de maneira livre, significa consumo excessivo de oxigênio pós-exercício.

Quando você realiza um treino muito intenso, acaba utilizando uma grande quantidade de oxigênio que faz com que o metabolismo fique bastante acelerado, gastando energia durante todo período em que o corpo ainda não voltou à situação de repouso. Neste período, a perda calórica pode ficar até 15% acima do normal, mesmo quando a pessoa está descansando.

Qual treino queima mais calorias em repouso?

agua suor exercicio 0716 630x350

Para continuar eliminando calorias e deixar o metabolismo acelerado em até 48 horas após as atividades o chamado Treino Intervalado de Alta Intensidade é considerado o mais indicado. Conhecido também como HIIT, High Intensity Interval Training, ele consiste em treinos rápidos, de até 20 minutos, realizados cerca de 3 vezes por semana, a uma frequência cardíaca elevada e com pequenos intervalos entre os exercícios. Para ter uma ideia, o HIIT é feito a cerca de 90% da frequência cardíaca máxima.

Como é a aula de HIIT?

exercicios suor corda

Um dos atrativos dos treinos de alta intensidade é que eles podem contar com inúmeras variações de exercícios, dependendo do instrutor e dos objetivos de cada aula. O princípio será sempre o mesmo: atividades rápidas e curtas, realizadas em máximo esforço cardíaco e exigência de oxigênio.

O período de perda de calorias pode chegar até a 48 horas, mas varia bastante de pessoa para pessoa. Não é recomendável realizar a atividade diariamente e algumas precauções precisam ser tomadas além de, claro, seguir a orientação de um instrutor físico ou personal trainer.

exercicios sala casa

Exagerar em atividades de alta intensidade pode resultar em “overtraining”, ou seja, o excesso de esforço físico através de exercícios que provoca graves danos aos músculos, articulações e até comprometer o desempenho.

O corpo exige tempo para reparação e, por isso, o indicado é fazer aulas de HIIT de duas a três vezes por semana apenas, com trabalhos menos intensos nos demais dias para que o metabolismo mantenha uma frequência de bom funcionamento e garanta resultados sem prejuízos à saúde.

Exercícios para emagrecer e definir

(Vimos em vix.com)