cachorro triste doente 0916 400x800

Quando um bichinho de estimação está doente, o sofrimento afeta tanto o animal quanto o dono que, sem saber exatamente o que está acontecendo, tem dificuldade em solucionar o problema. Se presenciar o cachorro vomitando pode ser angustiante, o fato pode ser ainda pior quando o produto expelido tem cor amarelada, que em nada lembra algum tipo de comida.

Vômito amarelo de cachorro

O que pode ser?

Em geral, quando um cão vomita amarelo, ele sofre apenas de um desconforto estomacal que não indica exatamente um problema grave de saúde. O líquido amarelado expelido pelo cão normalmente é a própria bile, a secreção natural do fígado que ajuda na digestão.

Quando o cachorro fica muito tempo sem comer, por exemplo, os ácidos produzidos no estômago podem se acumular, irritando o estômago e provocando o refluxo que terá o vomito amarelado como consequência. Expelir a bile seria uma espécie de defesa do organismo contra possíveis danos que o excesso de tais ácidos poderia ocasionar no interior do estômago.

cachorro depressivo deitado 0816 400x800

O vômito amarelo do cachorro ainda pode ser provocado pelo consumo de algum tipo de alimento que não é familiar ao pet, como a comida do dono, por exemplo. Gastrite, ansiedade ou mesmo comer rápido demais também são outras razões comuns pelos quais os animais podem vomitar a bile.

Preciso levar ao veterinário?

Se o seu cachorro vomitar amarelo apenas uma vez, não precisa se preocupar, pois ele normalmente vai se recuperar rapidamente. Mas se o fato acontecer mais de duas vezes ao dia ou se repetir ao longo da semana, procure um veterinário o mais breve possível.

Bem-estar animal: Por quanto tempo um cão pode ficar só sem sofrer?

(Vimos em vix.com)