cachorro lembranca passado 0117 400x800

É sabido que cachorros têm uma grande capacidade de aprender comandos para obedecer às ordens de seus donos. Porém, cientistas queriam determinar se eles são capazes não só de memorizar palavras ensinadas, mas também se lembrar de momentos vividos com os humanos.

Memória episódica e semântica

Os seres humanos têm dois tipos de memórias: a semântica, que é a parte da memória de longo prazo que lida com palavras, símbolos e significados e permite que as pessoas se comuniquem através da linguagem, e a episódica, que é relacionada a eventos autobiográficos que podem ser lembrados conscientemente.

Um exemplo de memória episódica é quando recordamos algo que fazíamos no passado e como nos sentíamos, ou seja, ela está bastante relacionada à nostalgia.

Memória dos cachorros: estudo

familia cachorro foto 0117 400x800

No caso dos cachorros, até hoje, sabia-se da presença da memória semântica, que é a responsável pelo aprendizado deles. Porém, um novo estudo provou que os cães também têm a memória episódica. Os resultados foram publicados no site de pesquisas científicas Current Biology.

Segundo os pesquisadores de Budapeste, na Hungria, um aspecto crucial da memória episódica é que as lembranças são salvas sem que haja o conhecimento de que elas precisarão ser lembradas no futuro. Portanto, o teste deveria pegar os cães de surpresa.

O experimento foi feito com 17 cachorros, que haviam sido ensinados previamente a imitar as ações de seus donos ao ouvirem a frase “faça isso”.

O teste, então, foi dividido em duas partes. Na primeira, o dono fazia uma série de ações na frente de seu cão e, na sequência, dava o comando “deite”. Os cães, então, se deitavam tranquilamente.

Já na segunda parte, os humanos repetiam as ações, mas, ao final, não falavam nada – deixando os cães surpresos. Após um minuto, davam o comando “faça isso”, ao invés do esperado “deite”.

Primeiro, os cachorros ficaram olhando para seus donos por mais tempo que antes, mas, em seguida, a maioria dos cachorros imitou o que seus donos tinham feito.

Para ver se eles continuariam se lembrando das ações depois de um período maior de tempo, os cães foram tirados da área de testes por uma hora, depois retornaram e novamente foi pedido para que eles imitassem o que viam.

Muitos imitaram, mas foi um número menor do que na primeira etapa do experimento.

Cachorro tem lembranças?

cachorro fofo observando 0117 400x800

Os resultados defendem a ideia de que os cachorros provavelmente usaram a memória episódica para imitar seus donos. Isso porque, mesmo nos humanos, esta é a memória da qual nos desvencilhamos mais rapidamente (já que não é algo que aprendemos, mas apenas observamos), o que explicaria por que alguns cães não conseguiram repetir as ações da segunda vez.

Ou seja, não são só os humanos que têm uma vida mental rica. Além de compartilharmos nossas casas com os nossos bichinhos, agora sabemos que os cães também são capazes de lembrar situações que vivemos juntos.

Cães amorosos

(Vimos em vix.com)